Profª Priscilla Abigail
PAUTA
13:15 - Início
* Introdução - Oração;
* Tema pra reflexão: Vídeo: Estudo Errado -Gabriel o pensador:
13:30 - 2º Momento
* Metodologia: Novas tecnologias em sala de aula. ( Anexo I)
14:30 - 3º Momento
* Ação: Elaborando de uma sequência didática dentro do tema estudado( Anexo II);
15:00 - Pausa para Lanche
15:20 - 3º Momento
* Ficha de Desenvolvimento;
* Avaliação Diagnóstica - Plano de Ação.
16:00 - 4º Momento
* Projetos do Bimestre;
* Recados e repasses.
Anexo I:
REFLEXÃO: NOVAS TECNOLOGIAS – Ferramentas
indispensáveis para uma escola atrativa
Pensar numa educação atrativa, de qualidade, que consiga instigar o aluno a vontade de aprender, requer primeiramente, refletir sobre as práticas metodológicas presentes no cotidiano escolar. Aulas tradicionais, modelos herdados da nossa própria história educativa, em que o livro didático é o principal condutor pedagógico, levam o aluno a perder gradativamente, a “magia” do “aprender”, o desinteresse e apatia pelas aulas. Afinal, levantar cedo, dedicar 4 horas diárias da vida a um ambiente desestimulante acaba se tornando uma verdadeira tortura. Em conseqüência, surgem os problemas disciplinares que comprometem o objetivo da escola, ensinar para a cidadania.
A música “Estudo Errado” de Gabriel o pensador, revela uma crítica a este sistema de ensino que ainda está presente em muitas escolas brasileiras, cuja metodologia tradicional, estática, requer um aluno que aceite as informações repassadas, acomodando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola. Nos dias atuais, essa escola, definitivamente, é uma instituição falida.
E o que atrai as crianças e os nossos jovens?
No mundo de hoje, as crianças têm o primeiro contato com as máquinas cada vez mais cedo e já começam a conviver com a tecnologia: celulares, vídeo-game, mp3, mp4, notebook, internet, sites de relacionamento, etc. são recursos tecnológicos atrativos, que despertam o interesse e curiosidade.
Tendo em vista que os alunos se interessam muito por essas tecnologias que estão presentes em sua realidade, o grande desafio dos professores, na era da informação digital, é mudar as velhas práticas e extrapolar os limites da sala de aula, tomando-a como ponto de partida na busca do conhecimento. E assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem contribuir de forma significativa neste processo, tendo o professor como agente fundamental nessa prática, pois ele pode dar muito sentido ao uso da tecnologia na Escola para com isso produzir grandes conhecimentos e possibilidades como:
- Utilizar jogos virtuais para estimular o raciocínio lógico;
- Criação de páginas na internet( Blogs) para publicação de textos dos alunos;
- Execução de Projetos Pedagógicos na sala de informática;
- O Professor deve reservar períodos para a sua própria formação digital socializando assim as aplicações de atividades em sala de aula;
- Trabalhar gêneros textuais com ajuda tecnológica com o objetivo de desenvolver a fala e a escrita;
- Planejar atividades com a utilização de redes sociais como Orkut, MSN, Blogs e outras.
Enfim, as novas tecnologias proporcionam muitas possibilidades para o trabalho pedagógico. Todas essas ações devem ter um bom planejamento observando os objetivos e conteúdos de aprendizagem promovendo um conhecimento significativo, com a participação da equipe gestora e pedagógica da instituição de Ensino.
Roteiro/Esquema:
* Disciplina:
* Tema: escolha o tema.
* Tema: escolha o tema.
* Quantidade de Aulas: 4
* Justificativa ( Objetivos):
* Justificativa ( Objetivos):
* Conteúdos: De acordo com o tema escolhido
* Recursos: recurso data-show, notebook, jogo on line ( indicar o endereço do site) e os demais recursos necessários;
* Apresentação da proposta:
* Recursos: recurso data-show, notebook, jogo on line ( indicar o endereço do site) e os demais recursos necessários;
* Apresentação da proposta:
1ª aula - introdução - apresentação da proposta e análise dos conhecimentos prévios dos alunos;
2ª aula - ampliação do conhecimento - avatar e jogo
3ª e 4ª aula - sistematização do conhecimento - atividades de fixação envolvendo os conhecimentos estudados.
3ª e 4ª aula - sistematização do conhecimento - atividades de fixação envolvendo os conhecimentos estudados.
Avaliação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário