2 de abril de 2011

Ações


Objetivos Específicos:

        Levar o aluno a perceber que na amizade é necessário compartilhar, concordar e realizar tarefas juntos;
        Desenvolver atitudes de amizade com os colegas de sala, de outras turmas, família e funcionários da escola;
        Relacionar a amizade como forma de amar;
        Respeitar as individualidades de cada um;
        Estimular a cooperação através do amigo do dia (Para ser amigo do dia é necessário cumprir as regras de sala de aula);
        Sugerir que as crianças contem histórias de amizade verdadeiras ou imaginárias dentro das diversas relações: amizade da criança pela mãe, pelo irmão, pelo colega da rua, pelo colega da escola e assim por diante;
        Relacionar as características do amigo verdadeiro;
        Ouvir e explorar músicas;
        Ouvir e recontar histórias;
        Colocar na sala uma caixinha com pensamentos sobre amizade ou desenhos feitos pelas crianças e, como um amigo oculto, cada criança poderia tirar em um momento propício um papelzinho para si, como um presente;
        Trabalhar com o alfabeto móvel: Exploração das palavras AMIGO, AMIZADE e das características do verdadeiro amigo. Ex: COMPANHEIRO, ALEGRE, LEGAL, etc;
        Produção de textos coletivos ou espontâneos;
        Confecção de livros;
        Realizar atividades de artes;
        Assistir filmes relacionados ao tema;
        Desenvolver a oralidade em conversas informais com ou sem registro posterior. Ex: Quem é seu amigo? O que você gosta no seu amigo? E em você? O que você deseja para seu amigo? Etc.

Ações:


LIVRO TEMA:
- Eu quero ser amigo (Ley-Ly-Nay Paes Leme) 
MÚSICAS:
- CD – Seleção de músicas “Amigo Legal”.
PAINEL:
- Confeccionar um painel, juntamente com os alunos, com o título “Conviver”- contendo regras de boa convivência.
Idéias de frases:
         Agindo diferente...
  • Crie um novo amigo todos os dias.
  • Divida com os outros o que há de bom em você.
  • Esteja disposto a ajudar o próximo.
  • Converse com educação e fale palavras doces a todos e em troca você receberá o mesmo.
  • As pessoas amorosas são as mais queridas.
PROCEDIMENTOS:
- Inserir o projeto nas variadas disciplinas e na rotina;
·        Momento da acolhida :

          - Rever diariamente o painel da Convivência;
          - Conversar sobre atitudes positivas e as negativas;
          - Ouvir e cantar músicas sobre o tema (Dispomos de CD com músicas variadas)
       - Iniciar a leitura de um conto ou fábula que trabalhe  o tema Valores. Termine a leitura após o recreio e desenvolva alguma atividade sobre os valores estudados;
          - Orações.

·        Recreio – Estimule seus alunos a praticarem os valores, respeitando os colegas e professores, evitando brigas e xingamentos;

·        Aula de Ensino Religioso - É uma ótima oportunidade para trabalhar valores – use histórias como gancho para promover conversas sobre:Amizade, companheirismo, cooperação, respeito às diferenças e outros.

·        Artes: Confecção de um brinquedo de sucata para ser presenteado ao amigo secreto.


ATIVIDADES DE MOVIMENTO E JOGOS:

·         Dinâmica do abraço;
·         Dinâmica dos sentidos;
·         Desenvolver atividades que necessitem da parceria dos colegas para realizá-las;
·         Dançar:
# Um simples caminhar de pares de crianças de mãos dadas, acompanhando o ritmo da música, parando e girando num dado momento, já é uma dança.  
# Utilizar movimentos simples, para criar danças (seqüências de movimentos) de fácil aprendizagem. Ex: Girar com o par de mãos dadas, de braços dados, dar passos à frente ou atrás, saltitar, pular alternado o pé que vai à frente. 
  • Brincadeiras cantadas:
# Cantar de mãos dadas com os amigos em forma de roda poderá possibilitar a socialização, o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, desenvolvimento da lateralidade, da orientação espacial e do esquema corporal.
# Preservação das nossas tradições (Folclore)
    A canoa virou, Fui no Itororó, Ciranda cirandinha, Caranguejo, etc.

OUTROS LIVROS:

        Anita Boca Dura;
        O Menino Brigão Que Virou Um Amigão;
        A Margarida Friorenta;
        O Patinho Feio.

MÚSICAS:
  • A coleção Calendário possui música sobre amigo;
  • CDs da Eliana.
 .
 ABERTURA DO PROJETO:

- Teatro sobre a amizade - dramatização com as professoras

CULMINÂNCIA:

- Dia do “Amigo Secreto” com entrega de presentes confeccionados pelos próprios alunos.


Que estas sugestões possibilitem a criatividade e auxilie o seu trabalho em sala de aula.
Com carinho,
Equipe Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário